Terça, 26 de Janeiro de 2021 20:53
6799138-0514
Anúncio
Saúde Emagrecer

Exagerou? Saiba como queimar as gordurinhas que ganhou na ceia de Natal

Comece o ano com a medida certa e qualidade de vida.

01/01/2021 09h36
Por: Grande Dourados Notícias Fonte: Redação
Invista em suco verde e tenha saúde
Invista em suco verde e tenha saúde

Voltar a uma alimentação mais saudável e balanceada, pós Natal, não é tão difícil. Uma sugestão dos especialistas é adotar uma dieta detox, para ajudar na desintoxicação do organismo. Para uma boa dieta detox, fique atento às frutas e verduras que ajudam o organismo, e evite alimentos e hábitos que possam prejudicar as ações antioxidantes e anti-inflamatórias da dieta. Substâncias anti-inflamatórias devem entrar no prato com frequência, deixando o organismo menos resistente à perda de peso.

O suco detox é a forma mais conhecida e tem razão de ser. “Como é composto de água, o suco vai hidratar o corpo, contribuindo no funcionamento renal e eliminando as toxinas”, explica Petra Mirella Theiss, nutricionista e professora mestre do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Na lista dos ingredientes que devem compor a dieta detox, seja nos sucos ou nas refeições, repare se estão alimentos ricos em fibras, como maçãs, farinhas integrais e grãos. As fibras garantem a saciedade por mais tempo, reduzindo as chances de assaltar a geladeira por bobagens, além de facilitar o trabalho do intestino na eliminação do que for desnecessário. Pepinos, chá de cavalinha e de cabelo de milho, alcachofra, melão, melancia, cenoura e alface também devem estar presentes, pois são diuréticos.

“Aveia, farelos e cereais integrais podem e devem ser usados. Mas é importante que as pessoas se atentem às quantidades. Se buscar um pão integral, ele deve ter no mínimo 50% de farinha integral, e não 5%, como é comum encontrar”, alerta Jacira Conceição dos Santos, nutricionista clínica consultora da Associação Gaúcha de Nutrição (AGAN).

Vale lembrar que qualquer mudança na alimentação – mesmo dietas de poucos dias – deve ter o acompanhamento de um especialista, seja nutricionista ou nutrólogo.

Por que sempre a couve?

A explicação para a couve ser a protagonista da maioria das dietas detox é puramente gastronômica. “Todos os vegetais folhosos escuros são bem-vindos, como agrião, espinafre e rúcula, pois são ricos em vitamina A, B6 e fibras. Mas quando misturados com o abacaxi e gengibre, o gosto pode ficar mais amargo e o suco não fica tão bom. A couve, nesse caso, deixa o suco mais saboroso”, explica a nutricionista Petra Mirella Theiss.

Prefira usar o agrião, rúcula e espinafre nas saladas. “Inclua uma fruta junto, ou faça um molho vinagrete mais adocicado, porque sabores agridoces melhoram a característica do paladar”, diz Petra.

Um dia na semana não é suficiente para uma limpeza completa pela dieta detox, que exige pelo menos de uma semana a 10 dias de alimentação saudável para ajudar o organismo.

Importância do gengibre

A ação termogênica do gengibre colabora na aceleração do metabolismo, além de aumentar a temperatura corporal, favorecendo o gasto energético. Sempre que possível, misture pedaços de gengibre no suco detox.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias